Pesquisar
Close this search box.

Depoimentos

Endeavor. Sócio Fundador da Casa do Construtor. Ex-franqueado dos Correios. Presidente da ABF Nacional (Associação Brasileira de Franchising). Quando de minha presidência na ABRAPOST (Associação Brasileira de Franquias Postais), tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o professor Luiz Felizardo Barroso, no final da década de 90. Na oportunidade o professor havia desenvolvido estudos sobre a franquia pública, e seu notório conhecimento auxiliou e deu subsídios para trabalharmos numa proposta de Franquia Postal. Posteriormente tive vários contatos, daí já pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O professor representa um dos profissionais considerados históricos do Franchising Brasileiro, pois sua atuação e contribuição para o desenvolvimento dos conceitos do sistema de franquias implantados no Brasil, foi de muita relevância. Também teve, e continua tendo, uma atuação relevante na consolidação da Seccional do Rio de Janeiro de Franchising e da ABF nacional. O Professor Felizardo Barroso, através de seus estudos na área de franchising e varejo, contribuiu com o desenvolvimento de muitas modelagens de negócios, que são atuantes no cenário nacional. Seu exemplo de disciplina e profundidade no tema são inspiração para estudantes e profissionais do setor.
ALTINO CRISTOFOLETTI JUNIOR
Engenheiro Civil. Empreendedor
O Professor Felizardo não é figura que se conheça mediante apresentação formal, embora, em alguma altura, em alguma circunstância, esta fórmula social introdutória lhe possa ter acontecido, com respeito a tantas pessoas. Grande entusiasta das relações pedagógicas, o sempre mestre acaba por se dar a conhecer pelas apresentações apaixonadas de sua ciência, pelo grande exemplo que destila através de seu comportamento irreversivelmente digno. Somos ambos egressos do mundo financeiro oficial. Ele da instituição mais conhecida do nosso país, o Banco do Brasil, eu, da agência regulatória mais importante, talvez, da América do Sul, o Banco Central do Brasil. A Escola Superior de Guerra e a Associação dos Diplomados desta instituição nos proporcionam convivência frequente, via da nossa presença em reuniões mensais, e colaboração de sempre. Desde a vida profissional e acadêmica, nossos contatos intensos, posto que efêmeros, findaram por nos unir na EMERJ, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, organização que, nesses dias últimos, passa o comando do Desembargador Caetano da Fonseca Costa a para o do Desembargador Ricardo Cardoso, e da qual Felizardo participa como integrante do Fórum Permanente de Direito Empresarial. Não há quem fale, dentre outros assuntos, sobre Franquia como o Professor Felizardo, no Fórum e alhures. Cumpre ressaltar que este momento de brilho inigualável, deste campeão da ética, coroa a bonomia e correção admiráveis com que se houve ao longo de toda a sua vida. Estou autorizado a asseverar que se trata de um brasileiro indispensável à evolução intelectual e moral 1 do país.
ANTÔNIO CARLOS ESTEVES TORRES
Desembargador do Tribunal de justiça do Estado do Rio de Janeiro, Presidente do Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Conheci Luiz Felizardo Barroso há mais de meio século, por ocasião de um dos casos mais polêmicos do direito empresarial brasileiro. Trata-se da falência da Panair do Brasil, companhia aérea que dominou o setor de aviação nacional entre as décadas de 1940 e 1960, e teve a licença de operar retirada pelo regime militar em 10 de fevereiro de 1965, sendo, em seguida, liquidada judicialmente, embora tivesse recursos para pagar todos os seus credores e ainda distribuir o saldo aos seus acionistas. Trabalhamos também em vários outros casos. Luiz representa um colega ilustre e um amigo querido, um mestre do nosso direito comercial. Com vasta experiência em franquia empresarial, sendo fundador da Associação Brasileira de Franchising - ABF/RIO e com vários artigos publicados abordando aspectos jurídicos, sociais, econômicos e operacionais, Luiz Felizardo seja como professor, como assessor ou consultor jurídico, é um nome muito respeitado na advocacia e merece destaque nas áreas de direito comercial, societário, bancário, econômico, financeiro, mercado de capitais, falência, entre outras. Como conferencista e parecerista, contribuiu para a nossa reforma legislativa, participando de várias comissões como da revisão da Legislação das Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada e a Comissão de Emendas ao Projeto de Lei que instituiu o Código Civil, que eu presidi em 1984.
ARNOLDO WALD
Advogado. Professor Catedrático de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
No Brasil existem heróis temporários que normalmente se encerram junto com suas habilidades e suas carreiras e tem outros tipos de heróis que permanecem, são perpétuos, por tudo aquilo que eles deixam, seja pelo o conhecimento, pelas realizações, pelo o que eles escreveram, por tudo aquilo que fizeram na sua linha do tempo durante a sua carreira. No caso do professor e nosso grande Mestre, Felizardo Barroso, ele é um desses heróis, que perpetua por aquilo que produz, que fica como um tesouro para as novas gerações, para o conhecimento acadêmico, assim como também para a experiência de novos empreendedores. Felizardo é uma pessoa extremamente especial por tudo o que ele fez e faz no mundo dos negócios, no mundo do Direito e além de ser um advogado extremamente renomado, de múltiplos conhecimentos na área jurídica, ele também é um grande expert na área do franchising, fazendo uma enorme diferença para o setor. A prova disso é que Felizardo sempre esteve presente, durante décadas, desde o primeiro ato, quando tudo começou, quando se instituiu esse grande sucesso nacional, que é o franchising brasileiro. Felizardo faz parte dessa grande história de sucesso contribuindo diretamente com essa evolução até hoje, nesses 30 anos do franchising brasileiro. Nosso Mestre, Doutor e grande orientador de Direito em franchising merece todas as honras e homenagens pela sua contribuição, pelo seu desenvolvimento acadêmico e pelo aprendizado que produziu durante todas essas décadas e que continua produzindo com muita qualidade até hoje, haja vista que está escrevendo um livro para deixar condensado um pouco da sua longa e maravilhosa experiência, que servirá como inspiração para diversos profissionais, alunos, executivos e empreendedores, que vão absorver esse conhecimento para aplicar em suas vidas profissionais e seus negócios e que certamente obterão grande sucesso, porque tudo aquilo que o professor Felizardo Barroso até hoje produziu foi uma obra de excelência. Fica aqui a nossa homenagem em nome do sistema brasileiro de franquias através da ABF Rio.
CESAR FELIPE CURY
Desembargador 11a Câmara Cível. Presidente do núcleo permanente de métodos consensuais de solução de conflitos TJRJ. Presidente do Fórum permanente de mediação e práticas restaurativas da escola da magistratura do RJ. Presidente do Fórum nacional de mediação e conciliação. Mestrado em Processo Civil.
Conheci Luiz Felizardo Barroso na Escola Superior de Guerra, onde ambos cursamos na turma de 1970. Afável colega e atento cursante, logo fizemos amizade, passando, desde então, a manter contatos, sempre informando sobre seus sucessos profissionais. A este respeito, o biografado apresenta um currículo apreciável e uma sólida reputação profissional. Estou à vontade para, também, elogiar sua trajetória na advocacia e a qualidade de seus trabalhos.
DIOGO DE FIGUEIREDO MOREIRA NETO
Bacharelado e doutorado pela Universidade do Brasil (hoje UFRJ). Extensões pós-doutorais em Portugal e na Alemanha. Procurador do Estado do Rio de Janeiro e ex Procurador Geral do Estado. Professor (aposentado) da Universidade Cândido Mendes. 86 obras publicadas e 2 em homenagem de colegas. Conferencista da Universidade Complutense de Madri e Examinador em Bancas de Doutorado da Universidade de Paris.
Fui apresentado ao biografado pela então assessora da Diretoria do CBMA, que, por sua vez, o conheceu na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em um seminário sobre negociação, conciliação, mediação e arbitragem em Franchising, organizado pelo biografado. Fomos apresentados com a intenção de que ele pudesse vir a ocupar o cargo de Vice-Presidente de Franchising do CBMA. O Professor Felizardo é, sem sombra de dúvida, uma das mais respeitadas autoridades no tema no Brasil. Assumi a Presidência do CBMA em dezembro de 2014. Naquele momento, desejava convidar para integrar o time do CBMA profissionais renomados, que viabilizassem o diálogo entre o Centro e os mais variados setores da economia – dentre eles, o setor de franchising. Para o cargo de Vice-Presidente do setor de franchising, não foi cogitado outro nome senão o do Professor Felizardo Barroso. E não poderia ser diferente. Além de possuir conhecimento inigualável sobre franquias, o Professor Felizardo é a maior referência no assunto. Como era esperado, o biografado vem desempenhando seu papel de Vice-Presidente Setorial do CBMA com maestria desde sua nomeação. Dentre suas grandes colaborações, é possível citar a aproximação do CBMA com a Associação Brasileira de Franchising (ABF/RIO), o SEBRAE-RJ e o Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (IBEF), a organização de eventos sobre arbitragem/mediação e franquia e o estímulo para a edição do Regulamento de Arbitragem Expedita do CBMA, a partir da colocação de necessidades específicas do setor de franquias. As conquistas profissionais e acadêmicas do biografado não deixam dúvidas do que representa para o setor de franchising no Brasil. Além de ser advogado de renome, professor universitário, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e ser autor consagrado sobre o tema, o Professor Felizardo é membro atuante de diversas instituições, como o CBMA e a ABF/Rio. Sua sabedoria sobre o assunto é singular. Profissionais como o biografado inspiram os mais jovens a almejarem uma carreira de sucesso e desempenham um papel extremamente significante em seu contexto de atuação. Por essa razão, além de seu sucesso no âmbito do Direito, é certo que o biografado exerce uma importante influência social. O biografado inspira um sentimento de admiração naqueles que estão à sua volta. À parte de sua indiscutível capacidade técnica, o Professor Felizardo é uma pessoa íntegra, agradável, humilde e zelosa. Está sempre buscando ampliar seus conhecimentos sobre questões atinentes a formas alternativas de resolução de conflito, como a conciliação, a mediação e arbitragem, e vem trabalhando para a difusão do tema. Além de organizar eventos com o CBMA, relativos à arbitragem/mediação e o setor de franquias, o biografado comparece à quase totalidade dos eventos organizados pelo Centro (ainda que não possuam relação direta com a sua área) e, também, participou ativamente do curso de mediação do CBMA.
GUSTAVO SCHIMIDT
Presidente do CBMA (Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem). Professor da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Procurador do município do Rio de Janeiro. Sócio da Schmidt, Lourenço & Kingston - Advogados Associados.
Conheci Luiz Felizardo Barroso quando exercia a Presidência da ACRJ, no quadriênio 1993/1997. Na convivência das atividades da ACRJ conheci um empresário vitorioso cuja atividade extrapolava o dia-a-dia de seus serviços para se integrar no trabalho associativo e comunitário. Desde então temos convivido em nossas atividades nas entidades classistas e nos eventos do mundo empresarial fluminense. Luiz Felizardo Barroso foi um pioneiro no segmento franchising, tanto na criação e desenvolvimento desse tipo de negócio como também se tornando um expert na formulação teórica e na construção do arcabouço legal que hoje regula as empresas de franchising em nosso país. O setor empresarial brasileiro deve muito ao talento e a capacidade de trabalho de Luiz Felizardo Barroso, na expansão dessas empresas, tendência hoje consagrada em todo o mundo. Professor, empresário, líder classista, pai de família exemplar, tem o dom de agregar pessoas e trabalho por causas que aceleram o nosso processo de desenvolvimento econômico e social. O seu exemplo já é referência para quem atua com modelos e empresas de franquias. Sua experiência ajuda a modelar o futuro da atividade e, certamente, o seu legado também ajudará muito as gerações futuras.
HUMBERTO EUSTÁQUIO CÉSAR MOTA
Advogado. Presidente do Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ. Presidente e Chairman da Dufry do Brasil preside, também, o seu Advisory Board. Sócio da César Mota Advogados e da Consultrade Assessoria Empresarial Ltda. Membro dos Boards das empresas Brasif. Membro do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria – COINFRA. Vice - Presidente do Clube de Regatas do Flamengo. Membro do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro.
Era Agosto de 2012, eu estava de licença maternidade com minha pequena Helena nos braços assistindo o noticiário da TV. Me chamou a atenção um distinto advogado, muito simpático e motivado. Ele apresentava com tanta propriedade temas de negócios, investimentos, leis do Franchising, mas principalmente ele falava sobre a importância da ética, fazendo uma analogia com o verdadeiro papel e valores do empresário no mundo atual dos negócios. Minha admiração foi instantânea. Imediatamente anotei o contato de seu escritório e fui conhecer esta grande pessoa, que tornou-se meu advogado, meu amigo e agora então, com muita honra, meu ilustre padrinho Rotariano. Dr. Felizardo é um grande exemplo a ser seguido por todos que o conhecem. Ao longo dos meus 17 anos de atuação na área de Recursos Humanos eu não consigo pensar em outra pessoas com maior habilidade de relacionamento interpessoal e inteligência emocional do que ele. Em tempos onde não existiam redes sociais on-line, ele era a própria internet por onde passava. Ainda hoje, sua fabulosa rede de conexão de pessoas alavanca negócios, conecta pessoas “face to face”, e imprime um jeito verdadeiro de ser, sempre buscando ajudar as pessoas por meio de acordos ganha-ganha, fazendo o bem para todos ao seu redor. O Dr. Luiz Felizardo Barroso é um verdadeiro exemplo de assertividade e liderança para todos nós! Uma liderança assertiva é capaz de criar vínculos com as pessoas, com sua própria equipe, com seus contatos e fazer com que todos colaborem para o alcance dos resultados. A assertividade é um atributo muito importante para as relações interpessoais, tanto em âmbito profissional quanto na vida cotidiana. Ser assertivo não tem relação alguma com estar certo ou errado, e diz respeito à forma com que cada indivíduo lida com problemas e defende suas opiniões. Com muito encantamento pude presenciar diversas situações onde meu querido amigo utilizou estas habilidades práticas com excelentes resultados. Dispor de um capital humano de confiança é o primeiro passo para ser um líder assertivo. A liderança assertiva tem o poder de criar vínculos com a equipe, levando todos a fazerem o que é necessário para alcançar o resultado final, sempre se comprometendo voluntariamente com o sucesso. Penso que a credibilidade do Dr. Felizardo está relacionada com a forma como ele usa seu poder de influência, deixando sua equipe confortável para concordar ou discordar de suas ideias. Uma liderança assertiva sabe delegar, ensina com sabedoria, faz com que os liderados se sintam livres para criar e decidir seus próprios métodos de trabalho sem perder de vista os objetivos a serem atingidos. A assertividade depende da clareza e da objetividade. Isso significa que um líder assertivo não fica dando voltas para expressar uma opinião: ele se posiciona com transparência e vai direto ao assunto sem perder o tato. Tendo uma comunicação clara, sendo resistente às manipulações e permitindo-se ser influenciado apenas de forma consciente. Uma liderança assertiva tem foco em resolver problemas e crises, e não enfrentar as pessoas. Para isso, o líder se posiciona de modo decidido, convincente, imparcial e de forma que não seja prejudicial para os relacionamentos. Dr. Felizardo é um exemplo de líder que respeita o limite dos seus colaboradores. Para ser assertivo é necessário aceitar, ouvir e valorizar a opinião de todos sem julgamentos e preconceitos. Penso que o segredo de sucesso do nosso querido Dr. Luiz Felizardo Barroso está em alguma coisa entre uma dose de talento, simpatia e determinação. O que o motiva é a necessidade de ajudar o próximo e a paixão pelas pessoas. Devemos sempre ter isso em mente e trabalhar para alcançar nossos objetivos a cada dia.
ILONA GARIJO FACCHINI
Consultora, Conselheira Organizacional e Psicóloga. Palestrante e Coach - Especialista em Desenvolvimento de Lideranças e Equipes. Escritora de livros infantis abordando sempre os importantes conceitos de Ética, Valores Pessoais, Amor à Pátria e Família. Autora do livro sobre Coaching - Você Pode Ser Um dos 3%. Membro do Conselho Empresarial de Franchising – Associação Comercial Rio de Janeiro. Certificada pela Ken Blanchard Companies na metodologia: SLX – Situational Leadership Experience, San Diego – Califórnia. Habilitada na Metodologia de Coaching Experience International 3%. Certificada pela Stan Hustad Company, EUA. Formada pela Franklin Covey na metodologia: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Certificada pela Ken Blanchard Companies na metodologia: Liderança Situacional II. Especialista em Grafologia – Prodep São Paulo. Auditora Certificada pela DNV em ISSO 9001:2000
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O AMIGO E COLEGA LUIZ FELIZARDO BARROSO
Conheci Luiz Felizardo Barroso, em palestras que demos juntos no Rio, tanto no IAB, quanto em congressos e seminários de instituições culturais e Universidades. Desde o início, tornamo-nos amigos, chegando a escrever livros juntos sobre direito econômico. Luiz Felizardo Barroso é um advogado brilhante e um doutrinador respeitado, com renome nacional e internacional. Seus trabalhos são conhecidos e, repetidas vezes, citados em Tribunais. Honra-me, pois, sua amizade e estou convencido de que a ideia de escrever sua auto- biografia é oportuníssima para que os jovens advogados e aqueles que nos sucedam possam testemunhar que é possível conciliar um eficiente exercício da advocacia com o papel relevante de jurisconsulto, doutrinador e autor de obras de valor. Como Luiz Felizardo Barroso sempre conseguiu tal conciliação de atividades com notável talento, exercendo-as, brilhantemente, esta lição de vida será útil para as atuais e futuras gerações, que o terão como modelo de operador de direito a seguir. Bem Haja, a biografia de Luiz Felizardo Barroso.
IVES GANDRA DA SILVA MARTINS
Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército - ECEME, Superior de Guerra - ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs-Paraná e Rio Grande do Sul, e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO - SP; Fundador e Presidente Honorário do Centro DE Extensão Universitária – CEU-Escola de Direito/Instituto Internacional de Ciências Sociais IICS.
Conheci o Luiz Felizardo, no Rio de Janeiro, em 2012 por ocasião das eleições do Clube de Regatas do Flamengo, tendo o mesmo me sido apresentado por seu filho, Leonardo. O que o Luiz representa para mim vem muito a propósito de uma falsa impressão antiga, a qual tenho procurado desfazer. A época das referidas eleições, corria o boato de que eu desprezava os sócios da velha guarda. Ledo engano, pois o que eu combatia eram as velhas práticas, fossem elas cometidas, pouco importando, por jovens ou por pessoas mais velhas, O Felizardo na verdade fui eu! Brincadeiras à parte, sua energia e entusiasmo em assuntos rubro negros sempre foram para mim um exemplo daquilo que não envelhece jamais: o espírito. A propósito, digo que, como nosso envelhecimento é inexorável, existem em todos nós, duas idades: A CRONOLÓGICA E AQUELA EM QUE NOS COLOCAMOS. O Luiz Felizardo, é pois uma pessoa que admiro muito, pois não se preocupando com a idade cronológica, situa-se na idade que sua energia lhe permite estar, aliás, sempre planejando, pois, segundo ele, quem planeja não envelhece nunca. Quisera eu chegar à sua idade com a energia psíquica que ele tem. Em minha opinião, o que aproxima as pessoas, não importa a diferença de idade que tenham, é uma coincidência de princípios e valores. Não havendo esta coincidência, pode esquecer porque a separação é inevitável. Com respeito ao Luiz Felizardo, nunca me preocupei com a diferença de idade existente entre nós, já que a coincidência de princípios e valores sempre esteve presente.
LUIZ EDUARDO BAPTISTA P. DA ROCHA
Presidente da SKY Banda Larga Ltda.
Conheci o jovem Luiz Felizardo Barroso na Escola Superior de Guerra. Nela, fomos colegas na turma de 1971. O período era delicado, com todos sabem, mas o curso foi enriquecedor. Com efeito, nele eu muito aprendi sobre o Brasil e seus problemas, bem como no convívio com amigos de talento como Barroso. Este sempre se mostrou ponderado e sabia apresentar suas opiniões de modo afável e convincente. Barroso representa para mim um intelectual capaz e patriótico, disposto a colaborar para o progresso do país. Isto é demonstrado por sua constante atuação em prol dos grandes interesses nacionais como dirigente da ADESG. Também um amigo seguro e confiável. Trata-se incontestavelmente de um intelectual de primeira linha pelos conhecimentos e extremamente competente na sua atuação profissional. O seu estudo sobre franchising e sua atuação como professor e advogado o demonstram à saciedade. Sempre a seu dispor, muito cordialmente.
MANOEL GONÇALVEZ FERREIRA FILHO
Professor Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ex-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ex-Chefe do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade de Paris. Professor contratado das Faculdades Metropolitanas Unidas. Ex-Professor contratado de Direito Constitucional da Faculdade Católica de São Paulo. Ex-Secretário da Administração do Estado de São Paulo. Ex-Secretário da Justiça do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Federal de Educação. Ex-Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Conheci o Felizardo Barroso há vários anos através das atividades do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF, instituição da qual ambos somos associados. Luiz representa um grande amigo, profissional extremamente qualificado e pessoa de trato afável e agradável. É um excelente profissional, dedicado e experiente. Profundo conhecedor dos assuntos ligados ao franchising. Meu amigo Felizardo Barroso é um exemplo de força interior a ser seguido por todos nós. No trágico acidente que vitimou seu jovem filho suportou uma dor inimaginável com a resignação de um homem com elevada crença em Deus. Não permitiu que o sofrimento da perda do filho interferisse na sua conduta ilibada, na sua luta profissional diária e no convívio com seus amigos. Barroso é um vencedor! Um amigo a quem desejo tudo de bom e muitos momentos felizes ao lado de seus familiares.
MARCOS CHOUIN VAREJÃO
Advogado pela faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, Pós graduado pela UFRJ em Engenharia do Planejamento, Egresso do Mercado Financeiro onde atuou em diversas Instituições, Vice- presidente institucional do Conselho Diretor Nacional do IBEF, Secretário Geral do IBEF Rio de Janeiro.
Para meu grande amigo Luiz Felizardo Barroso, Durante a curta caminhada pela estrada de nossas vidas nós temos poucos bons encontros e muitos encontros ruins. Nesses bons encontros estou incluindo meu grande amigo Luiz Felizardo Barroso, que conheci em meados de 1970 quando ainda éramos jovens. E desde o início consegui entender a forma dele pensar, agir e se comportar com os seus colegas. Esta amizade foi construída durante os últimos 40 ou 45 anos e até hoje nunca me decepcionei na apreciação que tenho do meu amigo. Homem íntegro, inteligente, cheio de bondade e muito prestativo, mesmo com as pessoas com quem ele não se relaciona. Por isso, desejo e quero que a nossa amizade continue eternamente. Com muitos abraços afetuosos do seu leal amigo.
MICHAEL STIVELMAN
Diretor e Coordenador de Cursos de treinamento para executivos de alto nível do Programa Nacional promovido pelo SEPLAN. Consultor de grandes empresas nacionais e estrangeiras com atuação marcante na PLANIVEST Ltda. Fundador da ADECIF. Conferencista regular da PUC, OAB, IAB, IBMEC E Banco Central do Brasil. Presidente da Tradex Consultoria e Participações, Banco Cédula e Tradex Investments Ltda.
Professor Felizardo Barroso é um homem de múltiplos conhecimentos e muitas habilidades. Uma de suas principais habilidades é o relacionamento interpessoal, no qual é um verdadeiro mestre. Com efeito, conhecido o Professor Felizardo Barroso nas comemorações do aniversário de um amigo comum, o Brigadeiro Gonçalves. Fui apresentado pelo querido amigo Felizardo a um sem número de personalidades da cidade do Rio de Janeiro e realizei algumas palestras em importantes órgãos comerciais e jurídicos por indicação do Felizardo. Evidentemente, a longa e impressionante lista de entidades com as quais ele mantém relacionamento e participa ativamente, estará contida em sua autobiografia, não havendo necessidade que eu as liste neste rápido depoimento. O mais importante, na grande figura do Professor Felizardo, é o exemplo de vida: plenamente atuante e ativo em sua idade (não espalhem, mas é mais de 80 anos...). Querido por todos, é uma pessoa que somente semeia o Bem! Com dedicação integral à Família, Prof. Felizardo tem enorme orgulho de seu filho Leonardo, o qual é responsável pela gerência da Cobrart, empresa da qual são sócios e que tenho, também, a felicidade de ser amigo. Sempre falo sobre o amigo Felizardo a todos os demais amigos e, em especial, aos meus familiares, registrando o golpe de muita sorte que tive ao comparecer ao aniversário do Brigadeiro Gonçalves, no Clube da Aeronáutica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e conhecer o Professor. É normal, em depoimentos como este, o depoente exagerar nas qualidades e nos elogios do sujeito em questão. Neste caso, talvez por timidez, fui extremamente econômico. Somente me resta desejar que o Senhor continue abençoando, iluminando e protegendo o prezado amigo Professor Doutor LUIZ FELIZARDO BARROSO.
PEDRO RUSSO
Professor e empreendedor na área de educação empresarial, com foco em Negociação, Comunicação e Venda. Ex-gerente e diretor da IBM Brasil, onde atuou em vendas e educação. É professor de Negociação, Venda, Comunicação, entre outras matérias, em diversas grandes empresas e Universidades do Brasil e da América Latina. Ministrou cursos e palestras nas mesmas áreas mencionadas, em diversos países da América Latina e em Angola, África. Prof. Dr. LUIZ FELIZARDO BARROSO, por Pedro Russo.
Conheci o Professor Luiz Felizardo Barroso há muitos anos atrás, nas caminhadas do Franchising brasileiro. Sempre muito atencioso e simpático com todos, o Professor Barroso como costumo chama-lo sempre teve muito respeito do mercado e pude perceber ao longo do tempo sua enorme contribuição com esse sistema, seja na formatação de estatutos para conselhos de franqueados (tivemos o privilégio de contrata-lo para formatar o do Bob`s) seja em sua profunda experiência nos mais diversos temas jurídicos e empresariais relacionados a franquia. Com vários livros publicados, o Professor Barroso é hoje, sem dúvida, uma referência de consulta para essa indústria. A história do Bob`s cruza com essa personalidade, que vem prestigiando como cliente desde a inauguração da primeira loja do Bob`s na Domingos Ferreira em 1952, tendo inclusive conhecido sua esposa por lá certamente tomando um delicioso sundae em uma tarde de Domingo após assistir uma seção de cinema no Roxy.
RICARDO BOMENY
Presidente do Bob’s e ex-presidente da Associação Brasileira de Franchising.
Aprendi a querer bem àquele jovem advogado Luiz Felizardo Barroso, cheio de sonhos e ideais, quando com ele convivi no curso de Exposição Oral promovido pelo Instituto Brasileiro de Cidadania e Administração, lá em 1961. Senti nele forte vontade de cada vez melhorar o poder da comunicação e saber usar a palavra oral e escrita para transmitir seu pensamento e bem servir através dela. Pleno de entusiasmo, acreditava no que fazia e fazia o que acreditava. Prosseguiu conquistando espaço nas jornadas profissionais, na advocacia e no magistério. Estávamos identificados e ficamos amigos. Voltamos a nos encontrar nos movimentos de prestação de serviços em Rotary, na ADESG / Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e em atividades socioculturais. No passar do tempo, pude apreciar a sua capacidade de influenciar em favor de boas causas. Tem sabido passar o conhecimento adquirido, quer como professor da UFRJ, escritor, autor de vários livros, artigos, conferências, participando de congressos, seminários e outras atividades, sempre empenhado em elevar padrões em empresas, nas áreas em que se especializou: Franchising; Franquia Pública, Empresarial, Social; e Direito Comercial. Voltamos a nos aproximar, ainda mais, na Academia Fluminense de Letras, Casa do Amor à Palavra e Templo do Saber – que está a comemorar seu centenário (1917-2017) – onde concorreu e conquistou a imortalidade acadêmica, através de seus méritos, na Classe de Letras, ocupando a Cadeira nº 4, patronímica de Alcindo Guanabara. Foi recebido pelo saudoso professor acadêmico Hélio Alonso, que o saudou, e por mim, na condição de presidente da Academia. O escritor, acadêmico e líder Luiz Felizardo Barroso possui no que faz a essência da amizade; o companheirismo que oferece está impregnado desse sentimento. Ele sabe ser alter ego. Por tudo que fez e faz, por seu idealismo e perseverante disposição de servir, competência profissional e postura ética, conquistou o respeito e a admiração de quantos com ele conviveram e convivem. A publicação de sua biografia será útil para os que desejam seguir um bom exemplo para vencer os embates da vida.
WALDENIR DE BRAGANÇA
Presidente da Academia Fluminense de Letras. Professor. Médico. Advogado. Foi Deputado Estadual e Prefeito de Niterói. Governador de Rotary International / Distrito 4750. Presidente da Associação Médica da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.